1.05.2016

Resenha: Mulheres de Charles Bukowski.

Tirem as crianças da sala.
SINOPSE:“Eu tinha cinquenta anos e há quatro não ia pra cama com nenhuma mulher.” Este é Henry Chinaski, Hank, escritor, alcoólatra, amante de música clássica, alter ego de Charles Bukowski e protagonista de Mulheres. Mas este não é um livro convencional – nem poderia ser, em se tratando de Bukowski – no qual um homem está à procura de seu verdadeiro amor. Após um período de jejum sexual, sem desejar mulher alguma, Hank conhece Lydia – e April, Lilly, Dee Dee, Mindy, Hilda, Cassie, Sara, Valerie, não importa o nome que ela tenha. Hank entra na vida dessas mulheres, bagunça suas almas, rompe corações, as enlouquece, as faz sofrer. E no fim elas ainda o consideram um bom sujeito. Publicado em 1978, Mulheres, o terceiro romance de Bukowski, é a essência de sua literatura: com o velho Chinaski, ele sintetiza a alma de todos aqueles que se sentem à margem. Escrevendo em prosa, Bukowski poetisa a dureza da vida e nos dá uma pista: “ficção é a vida melhorada”.
Esse livrou mudou a minha visão em relação ao mundo, em relação ao romance. Estou falando do “Mulheres” do Charles Bukowski, que por sinal é um dos meus escritores preferidos. Quem já conhece o autor sabe do que se trata os temas versado em seus livros; para aqueles que não sabem serei claro: Mulheres, bebedeira e muita putaria; é basicamente isso, mas não deem pouca importância a ele por isso, é tudo com um ar extremamente poético. 

O Bukowski é um escritor marginal, ele trata do cotidiano da zona urbana, periférica da cidade de Los Angeles.
Mulheres foi o primeiro romance que eu tive a oportunidade de ler do autor, excelente livro, uma multidão de mulheres entra e sai da vida do velho. Nesse livro ele está perto dos 50 anos e começando a ficar famoso por seus escritos e é ai que a coisa começa a ficar boa, com a fama vem à grana e as mulheres. São muitas mulheres que o velho convive nesse romance, e são garotas novas, tipo, com 20 ou 30 anos de diferencia do Charles, entanto, no fundo de toda essa bagunça de casos e descasos o velho só quer encontrar o amor da sua vida, aquela mulher que o faça balançar o coração.
Eu super indico esse livro a todos, porem, vão sabendo que pode ser um livro com fatos repetitivos e diálogos não muito densos, mas garanto que dará muita experiência em ralação à vida e aos casos que possam vir acontecer na vida de qualquer pessoa.

Avaliação:

Até a próxima, Igor.

2 comentários:

  1. Muito boa a avaliação, esperando as próximas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou a um tempo procurando e pesquisando sobre os livros do Bukowski para ver por qual começo, sempre vejo resenhas sobre os livros dele a adoro, logo descido por qual começar, adorei sua resenha, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir